Comida 0 Km

maca

Vem da Itália mais uma iniciativa contra a poluição do planeta: o menu a quilômetro zero, selo dado a bares e restaurantes que servem pratos feitos apenas com produtos locais e da estação, produzidos a poucos quilômetros de distância.

A idéia foi criada pela organização agrícola Coldiretti para conscientizar as pessoas de que o simples fato de comer também pode ajudar a poluir o meio ambiente. O objetivo é levar o cardápio de baixo impacto ambiental aos refeitórios de escolas, hospitais e órgãos públicos italianos.
O transporte de produtos importados, de frutas exóticas e verduras fora da estação em aviões, trens, caminhões e navios , aumenta muito a emissão de CO2 na atmosfera. A distância percorrida pelo alimento do campo até nosso prato é conhecida mundialmente como food miles e pode ser calculada. Apesar de não ser exata, dá uma idéia do estrago: na viagem de 1 quilo de cerejas argentinas até Roma, por exemplo, são percorridos 12 mil quilômetros e emitidos 16,2 quilos de CO2.
E você não precisa esperar o selo chegar ao Brasil: na próxima vez que for ao supermercado, ao mercadinho da esquina ou à feira de rua, converse com o vendedor e descubra quais são os produtos da sua região e dê preferência ao que foi plantado e colhido mais perto de você.
Veja mais:
http://www.coldiretti.it/
http://attra.ncat.org/farm_energy/food_miles.html

Explore posts in the same categories: Uncategorized

One Comment em “Comida 0 Km”

  1. Neide Oliveira Says:

    Que excelente iniciativa! (:

    Valeu mesmooo, pela valiosa informação. É tão importante, que a mídia convencional deveria divulgá-la e, aí sim…possivelmente teríamos uma concientização em massa!

    Eu sempre ‘brinco’, q não deveríamos nos preocupar com o ‘meio ambiente’ e, sim com o ambiente por inteiro! ¬ ¬’

    Um abraço, querida!!! (:


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: