Pare e ouça a música

joshua_bell-col

Em uma iniciativa do jornal Washington Post, o violinista Joshua Bell, com o seu Stradivarius de 1713 avaliado em 3,5 milhões de dólares, tocou – incógnito –  durante 45 minutos na estação L`Enfant Plaza no centro de Washington entre as 07.15 e as 08:00.

Salvo raríssimas exceções, foi soberanamente ignorado.
Uma experiência social interessantíssima, uma história espantosa, que se pode conhecer ao detalhe lendo com atenção a reportagem do Washington Post e a versão integral do video.

Três dias antes, Bell tinha tocado no Symphony Hall em Boston, onde os melhores lugares custam cerca de cem dólares, mas na estação de Metrô foi praticamente ignorado pela esmagadora maioria das 1.097 pessoas que passaram à sua frente durante esse período de tempo.

Os resultados surpreenderam também o diretor nacional da Orquestra Sinfônica Nacional, Leonard Slatkin, que declarou ao jornal esperar que, em cada mil passantes, “35 ou 40 reconhecessem a qualidade e entre 75 e 100 parassem para escutar”.

Para Bell, o pior foi quando acabou de tocar “Chaconne” e “nada aconteceu.As pessoas, que não notaram que eu estava tocando, também não notaram que eu tinha acabado”, disse Bell, que, como prodígio do violino, está habituado desde muito jovem a enormes aplausos.

Depois de “Chaconne”, Joshua Bell tocou “Ave Maria”, de Franz Schubert, e “Estrellita”, de Manuel Ponce, e a indiferença foi quase que total. Apenas sete pessoas pararam por alguns poucos minutos para escutar.

No fim do “concerto” que alguém finalmente reconheceu o violinista. Stacy Furukawa, uma funcionária no Departamento do Comércio, havia, três semanas antes, ido a um concerto de Bell na biblioteca do Congresso e não pôde acreditar no que estava a ouvir na estação de Metrô.

Dias mais tarde,em Nova Iorque, Joshua Bell recebeu o prêmio de melhor músico clássico dos Estados Unidos em 2007. Ao menos não há dúvida de que alguém tem reconhecido seu valor e a beleza da sua música.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

3 Comentários em “Pare e ouça a música”


  1. Achei incrivel essa reportagem! Sou apaixonada por violino.Nunca tive a oportunidade de aprender tocar,más com certeza se eu estivesse passando por la,eu perderia até a passagem.Más eu pararia para ouvir,mesmo não sabendo quem seria.

  2. Cecilia Says:

    NOSSA!!! Um dos melhores violinistas do mundo não ser reconhecido. Que isso!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: