O menino que ficava vermelho de repente

Desenho de Jean-Jacques Sempé

Desenho de Jean-Jacques Sempé

 

Uma das obras mais graciosas do cartunista francês Sempé conta a divertida história de um garotinho que ruboriza sem motivo algum, Marcellin Caillou, e sua amizade com René Ratêau, o menino violonista que espirra o tempo todo, mesmo sem estar resfriado. O livro, de 1969, só agora foi lançado no Brasil, pela Editora Cosac Naify.

O cartunista inspirou-se em si mesmo para a construção deste personagem: “Quando era jovem, isso acontecia comigo frequentemente. Eu ficava vermelho bruscamente.”

“Nunca soube o porquê. Eu era um menino , mas ainda assim….Sei lá. De tanto pensar nisso, um dia quis criar uma história sobre a amizade entre dois meninos. Mas levei muito tempo para encontrar uma particularidade no menino que se tornaria o melhor amigo de Marcelino. Como também tenho alergias, imaginei um garoto que espirrava o tempo todo, mesmo sem estar resfriado…são as alergias…”

“Como eu mesmo tenho muitas fraquezas e muito carinho por mim, forçosamente coloco isso nos desenhos.”

Leia o livro:
Marcelino Pedregulho
Jean-Jacques Sempé (texto e ilustrações)
Tradução: Mario Sergio Conti
Ed. Cosac Naify
Brochura
128 páginas; 65 ilustrações;
ISBN 978-85-7503-815-4
Publicação: jul. 2009

Explore posts in the same categories: Uncategorized

2 Comentários em “O menino que ficava vermelho de repente”


  1. olha!!! é o do livrinho….
    uau!!!


  2. Marcelino Pão e vinho……rsrs


Deixe uma resposta

