“Vou sentar do lado seu…”

 

Kyle, Meera e Owen, , filhos de  Heather e Braydon JohnsonKyle, Meera e Owen, , filhos de  Heather e Braydon Johnson 

“Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”
Livro de Amós , capítulo 3, verso 3

Antes do jantar, Valéria, 2 anos, apontando para si mesma, instruiu vagarosamente a vovó:
-‘Vovó, eu vou sentar do lado seu…’
E continuou:
“ …e você senta do lado meu!”

A redundância foi uma graça. Totalmente permissível para a idade. Mas Valéria foi além da gracinha. Será que ela entendeu que para estar ao lado da avó na refeição, era importante que ambas quisessem estar uma ao lado da outra?  É como se dissesse: “Eu quero ficar ao seu lado e gostaria que você também quisesse estar do meu lado.” Algo como troca, reciprocidade, a comum intenção.

A isso os empresários chamam de alinhamento; os políticos, convergência; os filósofos, bem comum; e os religiosos, comunhão.

Em família chamamos isso de amor. Sem amor não se caminha nem se faz planos juntos. Sem amor – espontâneo, incondicional – não se chega a lugar algum, nem se divide a mesa e o pão.

Helena Beatriz Pacitti , 02/12/2009

Explore posts in the same categories: Prestando atenção

4 Comentários em ““Vou sentar do lado seu…””

  1. Mario Says:

    Nao tem nada mais bonito do que a simplicidade com que as criancas demonstram o seu amor! Para elas tudo e’ simples, tudo e’ transparente, tudo e’ facil, talvez porque elas tem a certeza dentro delas que elas sao amadas. Lendo o seu texto eu enxerguei que hoje eu estou redescobrindo essa certeza, e tudo para mim esta cada vez mais facil, mais transparente e simples.. e me sinto criança. Como é bom sentir essa certeza…e amar com espontaneidade, e ser a reciprocidade a única condicao do amor. Nao existe sentimento mais lindo do que o do amor que voce descreveu, o verdadeiro amor, o amor que nos faz sempre querer caminhar juntos e sempre de mãos dadas com a pessoa que queremos dividir a nossa mesa, o nosso pão…e a nossa vida. Obrigado!

  2. denise Says:

    Helena,
    como sempre, lindo!
    Amós é lindo também.

    Verdade! Não basta querermos estar do lado de alguém. Esse alguém precisa querer estar ao nosso também.Como tão bem vc pincelou:
    “Algo como troca, reciprocidade, a comum intenção.”

    “Em família chamamos isso de amor. Sem amor não se caminha nem se faz planos juntos. Sem amor espontâneo, recíproco e incondicional não se chega a lugar algum, nem se divide a mesa e o pão.”

    Perfeito e incontestável!

    E ninguém foi mais perfeito e definitivo para nos ensinar a dividir a mesa e o pão , a compreender (e viver) o que seja o ‘Amor’, como “Ele”.


    (lindíssima!!! não me canso de ouvir! Conheci no twitter de Bráulia Ribeiro)

    Final de Semana de Paz e Bem!
    beijo


  3. Acabei de conhecer o seu blog!
    Estou amando passear por aqui e me emocionei com esse post.
    Posso publicá-lo no meu blog (com os devidos créditos, claro)?

    Abraços e muita inspiração pra você.


  4. Oi Helena.
    Gosto muito dos seus textos. Já conhecia alguns através do blog do Sérgio Pavarini. Hoje vim aqui lhe fazer uma visita e acho que não vou parar de vir mais rsrs
    Você tem muita sensibilidade! Confesso que minha alma se deleita nos textos que você escreve. Felicidades mil.
    Abraços


Deixe uma resposta

