Porque a-do-ro ser mãe de adolescentes.

 

Por que adoro ser mãe de adolescentes? A lista dos motivos é infinita. Começando pela parte braçal, por exemplo: já não é preciso limpar o pós coco/xixi – como há pouco tempo fazíamos, ou servir comida no prato, ou vigiar se vai cair comida no chão. Não é mais preciso dar banho,  ficar paranóico se o xampu vai cair nos olhinhos. Não precisa secar dobrinhas da pele, vestir e colocar aquelas meias justas que nunca entram.

Também não é preciso mais comprar: guarda-chuva, revistinha na banca, suquinho para lanche, danoninho e material escolar. Dispensado o primeiro item e com as respectivas substituições, o adolescente comprará o que precisa sozinho e melhor, desde que a mesada seja naturalmente atualizada e ‘justa’.  Não é mais preciso encapar os cadernos escolares. Nem precisa preparar café da manhã continental, ovo mexido, nescauzinho… adolescente sai sempre atrasado e não vai ter tempo de comer essa tonelada.

Não é preciso mais levar seu adolescente para a escola.  Mas, se levar, jamais, jamais abrace ou beije seu adolescente a menos de 1 Km do portão de entrada.  Somente uma vez.

Não precisa segurar a mão para atravessar a rua.

Não precisa contar histórias para dormir.  Aliás o adulto é quem passa a dormir mais cedo.

Não precisa achar uma gracinha todos os rabiscos, desenhos e bilhetes que seu filho faz.  Também é bom não elogiar demais. Ou de menos.

Parte emocional:

Os adolescentes têm opinião sobre qualquer assunto.  A mais frequente é: “Sei lá!” , frase prática que serve pra quase tudo.

Um adulto nunca está certo; menos ainda se for o pai ou a mãe.

Um adulto sempre entra em contradição.

Um adulto costuma ser hipócrita.

Um adulto é sempre um chato.

O adolescente sempre está certo, mesmo quando entra em contradição ou admite que foi meio hipócrita.  Adultos continuam sendo chatos.

Setor moda e estética:

Mãe de adolescente fica ri-dí-cu-la de esmalte azul metálico. A filha adolescente, por sua vez, pode e deve usar qualquer tom extravagante como o roxo intenso, o grafite-cinza-preto-cintilante e, principalmente,  o azul metálico! E a mãe da adolescente aprende achar uma gracinha quando a filha volta do salão com as unhas dos pés em cor verde.

Mãe de adolescente não pode usar minissaia, biquini, piercing de orelha, umbigo de fora, brinco de argola, sapatos vistosos.  Mãe de filho adolescente tem o personal stylist mais rigoroso que se possa imaginar. Mas pode comprar tudo isso para a filha adolescente pegar emprestado e usar essas coisas ri-dí-cu-las.

É conveniente:

Instalar secretária eletrônica no telefone, porque adolescente nunca lembra do recado de quem ligou mesmo?…ah, sei lá.

Instalar chuveiro com modalidade ‘ultra-quente com tripla resistência‘ para suportar períodos de funcionamento ininterrupto.

Nenhum adolescente vai reclamar se não for possível que a mãe prepare aquela refeição-padrão saudável (grelhados, salada, verduras , suco natural) por falta de tempo e apelar para tranqueiras tipo pizza, refrigerante e  salsichas.  Aliás, será a refeição preferida da semana.

Pais de adolescentes estão sempre aprendendo.  É preciso ser criativo.  É preciso ter um tremendo de um bom humor; além de fazer aquela expressão blasé em algumas situações e exercitar a paciência de um guru das montanhas.

Pais de adolescentes reaprendem tudo de novo: o sistema educacional, o comportamento dos políticos, a frescura da distinção entre elevador social e elevador de serviços… Têm de enxergar como o adolescente enxerga, sentir como ele sente, sofrer  suas dores, sua indignação, suas surpresas.

Também adoro ser mãe de adolescentes porque preciso ouvi-los. Assim, reaprendo a ouvir meu próximo, ficando muitas vezes sem respostas.

E a independência que tanto reivindicam? Pode parecer que os filhos adolescentes não precisam mais da gente. Para algumas situacoes somos dispensados. Mas ainda precisarão quando chegarem novas angústias e novas descobertas. A distância física pode aumentar, mas não a emocional. Adolescentes precisam de amor e carinho, talvez demonstrados de formas diferentes daquelas que sabiamos. Esse é o nosso desafio e arte.

O melhor mesmo de ter filhos adolescentes é um dia descobrir que eles estao se transformando em adultos incríveis, em versões muito melhores que a nossa própria. Bem já havia dito o velho Guimarães Rosa, “Justo quando nada acontece há um grande milagre que não estamos vendo.

HBP, 07/12/2011

Licença Creative Commons
This work by Helena Beatriz Pacitti is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Explore posts in the same categories: Lendo

5 Comentários em “Porque a-do-ro ser mãe de adolescentes.”

  1. Mario Says:

    Nesse texto voce mostrou duas facetas da sua personalidade que eu amo, na primeira parte o bom humor e na segunda a sua sensibilidade, humildade, sabedoria e amor! Ri muito na primeira parte e me emocionei na segunda! Um grande beijo e abraco!

  2. Ivanilde Roque Says:

    Amei!! É isso mesmo!! Vivo tudo isso com minha filhota de 14 anos!

  3. Maria paula Says:

    belíssimo texto,real e bem humorado.
    Como mãe de adolescentes e dentista de adolescentes,não gosto dos esteriótipos nem das reclamações que os adultos costumam fazer sobre as “chatices” deles…eles são ótimos,a gente é que não lembra como nós éramos ,assim mesmo.

  4. lana Says:

    bacana….a melhor parte de ser mãe de adolescente, é o quanto aprendemos e mudamos junto com eles…qd esse lado não muda(pais) me parece que é qd mais temos atritos….adorei “paciencia de guru” hheheheh demais….foi a epoca que me tornei paciente….


  5. Oi Helena!
    Tudo bem?
    Sou repórter da Folha de S.Paulo, caderno Folha Equilíbrio. Estou fazendo uma matéria sobre o uso de internet por crianças e adolescentes.
    Encontrei seu blog e decidi te escrever para saber se você tem alguma história para contar sobre o tema, já que é mãe de adolescente!
    Se sim, podemos conversar, por telefone mesmo?
    O único porém é que tenho um pouco de pressa. Fecho a matéria amanhã, quarta-feira.
    Obrigada desde já,

    Juliana Vines


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: